Bem, de volta aos posts e o mundo, parece, de volta à Guerra Fria.
Os americanos, inconsequentes e estúpidos como é da sua natureza, apoiaram e fabricaram uma independência Kosovar que sempre tinha sido parte da Sérvia, aliás, a região separatista é o berço da nação Sérvia. Esta acção diplomática quis fazer-se golpe à reputação da Rússia no panorama internacional, fazendo-a parecer inoperante nas antigas zonas de influência.
Porém os americanos, estúpidos e sobranceiros como é da sua natureza, não estavam à espera que o governo do Kremlin fizesse valer os seus argumentos, desta vez dando apoio a duas regiões supostamente "georgianas" que reclamam que a sua independência levada a cabo pela população das regiões, seja reconhecida internacionalmente.
Ora porque é que o Kosovo que sempre fez parte da Sérvia e a Ossétia do Sul, (que se quer juntar à Ossétia do Norte -na Rússia- ou ser independente); e a Abecázia (que foi um reino independente desde o século VIII ao XVIII e desde o século 19 até anexação soviética e depois georgiana) são diferentes e a independência de ambas recolhe tão díspares reacções internacionais? É que uma é orquestrada pelos Estados Unidos da América para enterrar a Antiga Jugoslávia nos livros de história e a outra é uma luta levada a cabo pelas populações das ditas regiões e apoiadas pela Rússia.
Dizem que voltámos à Guerra Fria, se isso acontece é por culpa dos Estados Unidos, já que o ataque perpetrado pelas autoridades georgianas aos civis da Ossétia do Sul e às forças de paz russas teve o acordo dos States e por estes mexerem no xadrez geopolítico pensando somente nos seus interesses.
Os Estados Unidos da América continuam os mesmos de sempre, sobranceiros, estúpidos e inconsequentes. Mas será que a Rússia voltou aos tempos da URSS? Não sei, perguntem aos cidadãos russos se têm Água, Saúde, Energia, Habitação e Educação gratuita e alimentos subsidiados pelo Estado?
0 Comments:
Post a Comment
<< Home